10/01/2020

Estado reforça investimentos em saúde para atendimentos na temporada

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, investe cerca de R$ 5,6 milhões em serviços e atendimentos durante o Verão Maior. As ações começaram no dia 21 de dezembro e seguem até o início de março, envolvendo as cidades litorâneas de Antonina, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá, e Porto Rico, Marilena e São Pedro do Paraná, na região Noroeste, banhados pelas águas do rio Paraná.

O secretário da Saúde, Beto Preto, afirmou que  "atendendo pedido dos prefeitos, direcionamos neste ano a maior parte dos investimentos em ações estruturais assistencial de urgência”, considerando que "estes municípios recebem milhares de turistas neste período". Ele explica que foram ampliadas as equipes profissionais, com a contratação de mais seis mil plantões para os hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, ambulâncias de suporte avançado, Samu e Siate e Central de Regulação Médica. Também foram reforçadas a frota de ambulâncias de suporte avançado nas regiões e aplicados recursos na área da vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica, intensificando ações de prevenção à doenças.

RECURSO – Do repasse de R$ 5,6 milhões destinados para a Saúde no Verão Maior, cerca de R$ 4,2 milhões foram para o custeio de plantões. Cada município contratou médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e rádio operador; serão 72.948 horas a mais que o normal.

Para fortalecer o atendimento aos veranistas, foram enviadas ao Litoral três novas ambulâncias de suporte avançado, um helicóptero e o avião da Rede Paraná Urgência, preparado para apoio nos transportes de pacientes críticos com demanda de transferência hospitalar para serviços assistenciais do Paraná.

ATENDIMENTOS - Do início da operação até esta terça-feira (6), o serviço aeromédico já realizou 43 ações, entre elas, 11 resgates - quando o paciente é removido no local do acidente; sete remoções aeromédicas - quando o paciente é levado de um hospital de baixa complexidade para um hospital de alta complexidade e três salvamentos aquáticos.

A Secretaria da Saúde disponibilizou, ainda, recursos para a aquisição de materiais médicos para todas as unidades de atendimento, incluindo equipamentos e materiais para ambulâncias e helicóptero de resgate, a fim de suprir o aumento de consumo desses itens neste período.

VIGILÂNCIA – Durante a temporada, a Secretaria Estadual da Saúde intensifica as orientações sobre a importância de se estar em dia com as vacinas previstas pelo calendário nacional e para prevenção e controle de doenças como a dengue, zika, chicungunya, sarampo, febre amarela, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, leptospirose e acidentes com animais peçonhentos.

Equipes da Secretaria também estão atuando, em apoio às equipes municipais, nas inspeções de vigilância sanitária e ambiental, verificando licenças sanitárias; armazenamento, conservação e preparo de alimentos, e monitoramento da qualidade da água, tanto no sistema de abastecimento público, quanto em locais que recebem turistas e possuem fontes alternativas de abastecimento de água.

APOIO AO CIDADÃO - A Ouvidoria Geral da Saúde dá apoio às Ouvidorias Municipais para esclarecer sobre atribuições na defesa dos direitos do cidadão e direitos e deveres em relação aos serviços do Sistema Único de Saúde, na perspectiva de garantir canal democrático de comunicação da população com a administração pública no período da temporada de verão.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br.

www.aen.pr.gov.br

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.